Projeto de inclusão no mercado de trabalho da CIELO Louveira promove 4 contratações nos últimos 3 meses
O mês de setembro começou e a campanha das cores traz visibilidade para muitas pautas importantes neste mês. O Setembro Verde, por exemplo, traz a campanha nacional para promover inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência em todo o país, com o objetivo de combater o preconceito e garantir seus direitos em diversas áreas, como educação, saúde e trabalho.
A campanha busca ampliar o debate e aproximar a população de pautas que ainda geram dúvidas e resistência. Conscientizar sobre os desafios enfrentados pela comunidade e a importância de uma sociedade mais justa e inclusiva é urgente.
Nesse sentido, Leila Lira, graduada em Psicologia com pós-graduação em Pessoa com Deficiência e Demandas Psicossociais e MBA em Gestão de Pessoas, atua na CIELO - Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira, como psicóloga e apresentou para a diretoria da instituição o projeto “Potencial em Foco: Jovens com Deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho”.
Considerando que a inclusão de jovens com deficiência intelectual no mercado de trabalho ainda é um desafio no cenário brasileiro, apesar de avanços legislativos e sociais, Leila apresentou o projeto por entender que esta é uma parcela da sociedade que enfrenta barreiras atitudinais, estruturais e de oportunidades, sendo frequentemente subestimada quanto ao seu potencial produtivo e social.
“Este projeto visa atender às legislações vigentes e promover uma cultura organizacional verdadeiramente inclusiva, que reconhece o valor da diversidade e se beneficia dela.”, comenta Lira.
Estudos indicam que ambientes diversos geram inovação, engajamento, redução da rotatividade e aumento da produtividade. Nesse sentido, promover a inserção de jovens com deficiência intelectual no mercado de trabalho por meio de um modelo funcional, inclusivo e sustentável, que contemple acolhimento, capacitação e acompanhamento interdisciplinar, gera benefícios tanto para a sociedade quanto para a empresa.
Como é realizado esse trabalho - Por dentro da preparação para o mercado de trabalho
Os jovens participam de uma formação completa, que vai além do conhecimento técnico, preparando-os para vivenciar a rotina profissional com confiança e autonomia.
Durante o processo são desenvolvidas dinâmicas interativas, apresentação pessoal e entrevistas simuladas. Os jovens são orientados quanto aos direitos e deveres do trabalhador, recebem noções de hierarquia, pontualidade e cultura organizacional, aprendem a elaborar o próprio currículo, além de serem preparados para entrevistas.
São trabalhadas também as habilidades sociais aplicadas ao contexto profissional, com técnicas de mediação e resolução de conflitos, sempre voltados para o ambiente de trabalho.
No dia da atividade com esse grupo são trabalhados ainda, organização e gestão do tempo, segurança no trabalho, uso básico de tecnologia, postura ética e profissional, motivação e autoestima profissional, finalizando sempre com uma roda de conversa para alinhar as expectativas e desafios do primeiro emprego.
Além disso, são feitas atividades extras como: visita técnica a empresas e acompanhamento pós contratação e inserção no mercado de trabalho.
“Mais do que ensinar técnicas, buscamos despertar no jovem a percepção de que ele é parte fundamental do time, capaz de contribuir, aprender e crescer profissionalmente.”, explica Lira.
Empresas Parceiras
Com o objetivo de sensibilizar e capacitar empresas sobre os benefícios da inclusão de PcD, desenvolver competências profissionais e sociais nos jovens participantes, oferecer acompanhamento técnico interdisciplinar das áreas de psicologia, pedagogia, educação física e segurança do trabalho, o projeto estabeleceu um protocolo de acolhimento, adaptação e desenvolvimento contínuo que consegue avaliar e adequar o ambiente de trabalho conforme a deficiência e as necessidades individuais.
“Nos últimos três meses quatro de nossos atendidos foram contratados por empresas da cidade e terão todos os seus direitos garantidos. Estamos na busca por parceria de empresas que contratem também pela Lei do Aprendiz, pois temos muitos jovens nessa faixa etária com desejo de ingressar no mercado de trabalho.”, comenta Leila Lira, psicóloga da instituição a frente do projeto.
As contratações são fruto de uma parceria sólida entre a CIELO e as empresas, que há anos trabalham na capacitação de pessoas com deficiência, oferecendo vivências reais e formação prática para desenvolver competências essenciais ao ambiente corporativo.
Tanto para a Kauhne+Nagel quanto para o grupo Provider, que contrataram 2 jovens cada uma, essa iniciativa vai além do cumprimento de legislações. Representa o fortalecimento de uma cultura organizacional verdadeiramente inclusiva, onde cada profissional é reconhecido pelo seu potencial, e não por suas limitações.
Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira - CIELO
Instituição de caráter filantrópico, de utilidade pública municipal, estadual e federal, a CIELO atua no município de Louveira há 28 anos atendendo pessoas com Deficiência Intelectual e múltipla, promovendo estímulos cognitivos e sensoriais, com especialistas na área de fonoaudiologia, nutrição, neurologia, neuropsicologia, fisioterapia, psicopedagogia, psicologia, terapia ocupacional, educação física e serviço social. Única instituição na região que proporciona o atendimento gratuito do método de fisioterapia TheraSuit com tratamento intensivo para distúrbios neuromotores, como por exemplo, paralisia cerebral. A CIELO Louveira atua também com orientação, preparação e colocação dos atendidos no mercado de trabalho e desenvolve atendimento de apoio às famílias, vivências sociais e adaptativas.
Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.